Inteligência em TI

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Decisões de Investimento no Ambiente de TI

Desafio

Todos os tipos de organizações, para garantir a lucratividade e o crescimento, dependem cada vez mais de fornecer uma experiência superior aos seus clientes. Independentemente do porte, foco ou setor, as organizações enfrentam níveis variados de limitações de recursos, complexidade operacional e forças de mercado imprevisíveis, tornando um desafio a TI oferecer serviços que atendam às expectativas de negócios.

Com as novas tecnologias e necessidades como cloud computing, virtualização de servidores e desktops, SaaS (software as a service), ROA (return on assets), robótica, green IT e o comércio eletrônico em alta escala, as decisões de TI estão se transformando na alma das empresas, podendo ser responsabilizadas pelo sucesso ou fracasso de uma grande corporação. As decisões sobre novos investimentos nem sempre são tomadas tendo como o foco o negócio e baseadas em dados que justifiquem o investimento. Decisões tomadas baseadas no senso comum, no feeling do gestor ou unilateralmente levam a resultados insatisfatórios que aumentam a lacuna entre as expectativas de negócios e a contribuição da TI nos resultados dos negócios.

Opinar nas decisões de TI sem conhecimento específico na área ou confiar as importantes decisões estratégicas da empresa aos gestores TI que não detêm por inteiro o conhecimento dos negócios da empresa?

Um texto publicado na revista Harward Business Review escrito por Jeanne W. Ross e Peter Weill, fala sobre a experiência dos autores, que promovem seminários para executivos que não pertencem ao departamento de TI, por onde já passaram mais de mil diretores que normalmente têm o mesmo dilema: opinar nas decisões de TI mesmo sem o total conhecimento na área ou confiar as importantes decisões estratégicas da empresa aos gestores TI que não detêm por inteiro o conhecimento dos negócios da empresa. Segundo eles, na maioria dos casos, os executivos dos altos escalões das empresas tem dificuldade em enxergar os benefícios financeiros que os investimentos cada vez mais altos em TI podem trazer, porém, conseguiram através de pesquisa em centenas de empresas em todo mundo, levantar dados suficientes para saber que as empresas bem sucedidas em suas áreas e que tem um melhor controle sobre os investimos em tecnologia chegam a obter retorno de até 40% a mais do que seus principais concorrentes. Em cima desse levantamento conseguiram ainda constatar que nas empresas bem sucedidas as decisões relativas ao departamento de tecnologia estão nas mãos da alta diretoria, e que, quando essa responsabilidade é passada para os gestores de TI, normalmente, o resultado é catastrófico.

Como fazer com que os diretores executivos e gestores de TI tenham o mesmo nível de informação para juntos tomar decisões?

A equipe de TI é um braço cada vez mais forte nas empresas, mas quem deve comandar é a alta diretoria. Não se pode mais imaginar que as decisões sejam unilaterais e que os diretores não estejam ligados diretamente a todas as decisões de tecnologia, ou ainda que fiquem reféns de informações obscuras e contraditórias. O segredo de sucesso hoje consiste em que TI com seu conhecimento técnico e os gestores com seu conhecimento nos negócios tomem as decisões em conjunto, e claro, as responsabilidades sejam divididas de acordo com o que for decidido, seja essa decisão técnica ou voltada para os resultados do negócio. Nesse cenário, como fazer com que os diretores executivos e gestores de TI tenham o mesmo nível de informação para juntos tomar decisões?

Segurança

Pesquisas recentes indicam que cerca de 70% das perdas de dados e informações de segurança ocorrem por meio do pessoal interno da companhia. Informações são roubadas em todos os níveis da organização, sendo que as informações mais sensíveis são habitualmente roubadas por executivos, fato torna mais difícil a prevenção.

Cerca de 70% das perdas de dados e informações de segurança ocorrem por meio do pessoal interno da companhia.

Todas as empresas se preocupam com segurança e privacidade, porém, os diretores das empresas precisam fazer a conta de quanto o excesso, normalmente pregados pelos gestores de TI, pode impactar na perda de rendimento interna da equipe e / ou não agradar aos clientes da empresa que sempre buscam facilidades. Segurança e privacidade em alta escala estão ligados diretamente à lentidão, procedimentos complexos e dificuldade de acesso tanto para funcionários quanto para clientes. Ao invés de bloquear o uso de dispositivos móveis não seria mais interessante saber quais documentos foram copiados, quando, por quem e em que máquina?

SegProd

Como aumentar a SEGURANÇA sem comprometer a PRODUTIVIDADE?

A despeito de todas as ferramentas de detecção de intrusões instaladas na organização, há ocasiões em que vírus penetram os firewalls e anti-virus da organização e silenciosamente dentro da rede passam a gravar ou destruir informações criticas. O sistema começa a se comportar de forma suspeita, mas nenhuma ferramenta técnica ainda pode detectá-lo e levantar um alerta. Por mais ferramentas de segurança que se adquira e se implante, o imprevisível e desconhecido continuará sempre imprevisível e desconhecido.

Solução

Nesse cenário de falta de informações e total desconhecimento do imprevisível, o sistema Tamnun coleta de informações de estações e servidores full time registrando ações de usuários, processos, performance, software / hardware e suas alterações. De forma simples e eficaz registra em um banco de dados o histórico dessas informações, sem comprometer o desempenho do equipamento monitorado ou degradar a rede de comunicação. Permite o acesso a informações de máquinas e do parque como um todo de forma única, centralizada e online. Também permite a comparação do software e hardware instalado em duas máquinas, ou ainda, comparar uma máquina e seu histórico para verificar alterações.

Conhecer antes de agir.

Provê à organização uma visão geral de todas as informações do ambiente de TI, incluindo a capacidade para “aprender” e identificar modelos, comportamentos e suas mudanças. Há uma quantidade significativa de relatórios pré-definidos e consultas. Relatórios analíticos reforçam a sua habilidade para fornecer dados históricos, conforme as necessidades específicas de cada usuário (Segurança, Compras, T.I. etc.), servindo assim como uma fonte de informações reais, precisas e verdadeiras para basear a decisões e aumentar a segurança.

Todo gestor de TI sonha com o mundo perfeito, mas para que ele exista as empresas normalmente teriam que gastar mais do que sua receita. Para que se possa alcançar o ideal cada empresa precisa chegar a um equilíbrio. O ideal é fazer um paralelo entre confiabilidade, prontidão e acesso aos dados com o quanto esses fatores impactam no resultado da empresa, e principalmente, quanto se está disposto a investir para se manter os serviços em níveis satisfatórios. Um exercício simples que podemos fazer é imaginar quanto custaria a uma instituição bancária ou de transações de fundos ficarem off-line por alguns minutos, não somente financeiramente mas também para a imagem da empresa. Com essa conta na cabeça e dados reais do seu ambiente de TI fica fácil medir quão bom deve ser o serviço e quanto deve se investir para que isso se materialize.

Tamnun vem oferecer informações para justificar os novos investimentos, avaliar os investimentos já feitos, a contribuição da TI nos resultados dos negócios e contribui ainda para o aumento da segurança.

Entre em contato e saiba mais sobre o Tamnun.

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