Gestão e Segurança da Infraestrutura de TI

Gestão e Segurança da Infraestrutura de TI

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Desafios do Negócio

Todos os tipos de organizações dependem cada vez mais de fornecer uma experiência superior aos seus clientes para garantir a lucratividade e o crescimento. Independentemente do porte, foco ou setor, as organizações enfrentam níveis variados de limitações de recursos, complexidade operacional e forças de mercado imprevisíveis, tornando um desafio maior ainda para a TI oferecer serviços que atendam às expectativas de negócios.

Com as novas tecnologias e necessidades como cloud computing, virtualização de servidores e desktops, SaaS (software as a service), ROA (return on assets), robótica, green IT, comércio eletrônico em alta escala as decisões de TI estão se transformando na alma das empresas, podendo ser responsabilizadas pelo sucesso ou fracasso de uma grande corporação. As decisões sobre novos investimentos nem sempre são tomadas tendo como o foco o negócio e baseadas em dados que justifiquem o investimento. Decisões tomadas baseadas no senso comum, no feeling do gestor ou unilateralmente levam a resultados insatisfatórios que aumentam a lacuna entre as expectativas de negócios e a contribuição da TI nos resultados dos negócios.

Além disso, temos a questão da segurança corporativa. Pesquisas recentes indicam que cerca de 70% das perdas de dados e informações de segurança ocorrem por meio do pessoal interno da companhia. Informações são roubadas em todos os níveis da organização, sendo que as informações mais sensíveis são habitualmente roubadas por executivos, fato torna mais difícil a prevenção.

A despeito de todas as ferramentas de detecção de intrusões instaladas na organização, há ocasiões em que vírus penetram os firewalls e anti-virus da organização e silenciosamente dentro da rede passam a gravar ou destruir informações críticas. O sistema começa a se comportar de forma suspeita, mas nenhuma ferramenta técnica ainda pode detectá-lo e levantar um alerta. Por mais ferramentas de segurança que se adquira e se implante, o imprevisível e desconhecido continuará sempre imprevisível e desconhecido, a não ser que se tenha um registro global de informações de hardware, software, processos e usuários.

Soluções tradicionais, baseadas na análise e correlação de dados oriundos do seu ambiente tecnológico, provêm uma visão parcial das interações de negócio, em geral limitada aos registros transacionais. Uma solução que permita uma visão ampla do que ocorre nas workstations e servidores a nível de usuário e processos em execução complementará e fornecerá informações adicionais dando uma visão global da infraestrutura de TI.

Para tanto conheça o TAMNUN.

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