TAMNUN > Solução Proposta

12

TAMNUN é uma ferramenta de IT Inteligence que coleta informações online de servidores e estações de trabalho e as armazena em um banco de dados.

 

IT Inteligence é a aplicação dos conceitos de BI as informações da estrutura de TI, software, hardware e processos. É a análise de dados coletados da estrutura de TI para permitir a tomada de decisões de forma eficaz e estratégica. IT inteligence como conceito, proporciona a recuperação de informações ainda que desconhecidas de grande utilidade na análise, seja suporte, segurança, gerenciamento, auditoria, etc.

O sistema TAMNUN é um coletor de informações do ambiente de TI. Coleta uma grande variedade de informações sobre hardware, software, processos e usuários das workstations e servidores, e as armazena em um banco de dados centralizado, fornecendo assim a rastreabilidade de processos, usuário e máquinas. Devido à grande quantidade de informações armazenadas existe uma infinidade de relatórios, análises e diagnósticos possíveis. Além disso, é possível fazer consultas on-line, obtendo histórico de uma máquina (workstation ou server), ou fazendo comparações entre uma máquina e seu histórico, ou ainda, um parque de máquinas com uma máquina “modelo”, trazendo informações detalhadas das configurações e divergências. Esses dados consolidados servirão de base para análises e projeções futuras muito amplas ao negócio, seja no âmbito da segurança, infraestrutura, performance, planejamento e auditoria.

Provê à organização uma visão geral de todas as informações do ambiente de TI, incluindo a capacidade para “aprender” e identificar modelos, comportamentos e suas mudanças. Há uma quantidade significativa de relatórios pré-definidos e consultas. Relatórios analíticos reforçam a sua habilidade para fornecer dados históricos, conforme as necessidades específicas de cada usuário (Segurança, Compras, T.I. etc.), servindo assim como uma fonte de informações para basear a decisões.Quando se tem informações corretas e em tempo hábil, se toma decisões corretas e eficazes. Isso se referte em benefícios para as áreas que utilizam as informações na forma de eficiências no uso dos recursos, economia na aquisição de novos recursos, garantia e auditoria de processos em execução, agilidade na resolução de problemas, entre outros.